Parcerias

Conheça os parceiros da Fatec Zona Sul

Fatec Zona Sul e Global Solution

globalsolution

Fatec Zona Sul e Núcleo Caminhando

caminhando1

Núcleo Caminhando no Bairro do Socorro (SP) (2013)

No primeiro semestre de 2013 a Fatec Zona Sul estabeleceu uma parceria com o Núcleo de Educação e Ação Social Caminhando, instituição sem fins lucrativos que atende 180 crianças e jovens com deficiência intelectual, física e auditiva. O objetivo inicial da parceria era encaminhar a arrecadação do Trote Solidário 2013 (oitenta quilos de alimentos, cinquenta unidades de produtos de higiene e limpeza e cem agasalhos). Após a Fatec Zona Sul divulgar aos alunos e professores o trabalho do Caminhando, surgiu uma sensibilização da comunidade acadêmica tanto para as doações, como para o trabalho voluntário na instituição.

As Docentes Profª Me. Denise Lemes Fernandes Neves e Prof. Esp. Maria Helena Sotto Maior elaboraram um projeto de inclusão digital para as crianças e jovens com deficiência mental atendidos naquela instituição. No entanto, notou-se a necessidade de aplicar estes conhecimentos previamente aos pais dos alunos, para que estes incentivassem e motivassem seus filhos ao aprendizado.

caminhando4

Entrega de certificados aos pais que participaram do Curso. Núcleo Caminhando (2013)

Tendo em vista esta necessidade, foi realizado o “I Curso de Informática Básica para familiares do Núcleo Caminhando”. O projeto objetivou desenvolver habilidades nesta área para pais de alunos com deficiência que frequentam o Núcleo Caminhando, com aulas de Informática básica aos sábados pela manhã. Os alunos da Fatec Zona Sul foram os monitores do curso, e as Docentes coordenaram as seguintes atividades:

  • Capacitação dos alunos de ADS para ministrar cursos de Informática Básica;
  • Preparo do material de apoio (apostila);
  • Apresentação e divulgação do curso aos familiares, voluntários e funcionários do Núcleo Caminhando;
  • Aplicação do curso e avaliação final.
caminhando3

Curso de Informática. Núcleo Caminhando (2013)

Para a equipe de Coordenação, a proposta visou promover conhecimentos básicos em informática, proporcionando um aprendizado aos pais do Núcleo Caminhando para que estes desenvolvam novas capacidades de interação com a sociedade. Numa próxima etapa, o curso será aplicado às crianças e jovens do Núcleo Caminhando.

Esta parceria de sucesso contou com a participação de 10 (dez) alunos do Curso de ADS, que ministraram o Curso de Informática Básica; além disso, 40 (quarenta) alunos dos Cursos de ADS, Gestão Empresarial e Logística cadastraram-se como voluntários.

Composição da Equipe de Coordenação:

  • Profª Dra. Marcia Araújo
  • Profª Esp. Denise Lemes Fernandes Neves
  • Prof. Esp. Maria Helena Sotto Maior
caminhando2

Curso de Informática Básica no Núcleo Caminhando (SP) (2013)

Fatec Zona Sul e Laramara

laramara2

Alunos do Curso de Orientação e Mobilidade em sala de aula (2012).

Inclusão social pode ser definida como um conjunto de ações que visam combater a exclusão social (provocada por situação econômica, origem geográfica, idade, existência de deficiência ou até preconceito racial). Sendo assim, projetos de Inclusão Social oferecem aos cidadãos brasileiros oportunidades de acesso a bens e serviços, educação, saúde, trabalho e qualidade de vida.

Para atender a demanda das pessoas com deficiência visual a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, a Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT, o Centro Estadual de Educação Tecnológica de Paula Souza – CEETEPS, a FATEC ZONA SUL e a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual – LARAMARA estabeleceram uma parceria e inauguraram em fevereiro de 2011 o Curso de Extensão Universitária “Formação de Profissionais de Orientação e Mobilidade para Atendimento das pessoas com Deficiência Visual”.

laramara1

Alunos do Curso de Orientação e Mobilidade em sala de aula (2012).

A formação de profissionais de Orientação e Mobilidade visa atender os princípios da Portaria Nº 3.128 de 24 de Dezembro de 2008 do Ministério da Saúde que são, em linhas gerais, as ações para a prevenção e promoção da saúde ocular, as orientações básicas na área de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência visual e a inclusão social plena da pessoa com deficiência visual.

O Curso de Extensão Universitária “Formação de Profissionais de Orientação e Mobilidade para Atendimento das pessoas com Deficiência Visual” foi estruturado com carga horária de 120 horas-aula presenciais. As aulas foram ministradas em sábados alternados no horário das 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs. O Curso foi ministrado nos anos de 2011 (1ª turma) e 2012 (2ª turma); foram disponibilizadas 80 vagas para profissionais de áreas envolvidas diretamente com a deficiência visual: Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem.

Alunos do Curso de Orientação e Mobilidade em aula prática (2012).

Alunos do Curso de Orientação e Mobilidade em aula prática (2012).

Sob a supervisão direta do Professor Especialista João Álvaro de Moraes Felippe, juntamente com a equipe de profissionais da Associação LARAMARA, os alunos realizaram as vivências práticas em situação simulada da cegueira e da baixa visão, a fim de aprender, treinar e dominar as habilidades básicas das técnicas de utilização do guia vidente, orientação, ponto de referência, bengala longa e locomoção em ambientes externos.

Às Cerimônias de Encerramento, realizadas na sede da Laramara em 2011 e 2012, estiveram presentes a Secretária de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, a Presidente e a Diretora da Associação, Lara e Mara Siaulys, a Diretora-Superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, Professora Laura Laganá, o Gestor de Projetos da FAT, Prof. Douglas Dias, o Diretor da Fatec Zona Sul, Prof. Dr. Geraldo da Silva, a Diretora Acadêmica da Fatec Zona Sul, Profª Dra. Marcia Araújo, além dos formandos e convidados.

Composição da Equipe de Coordenação:

  • Prof. Dr. Geraldo da Silva
  • Profª. Dra. Marcia Luiza Pires de Araújo