Regulamento

1. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

1.1 Inscrição – Alunos – Professores e Funcionários

1.1.1 Comunidade interna
É obrigatória a inscrição de todos os usuários, a saber: alunos que ingressaram nos cursos da Fatec, Etec e Ensino Médio; professores e funcionários.
1.1.2 Comunidade Externa (Ex alunos)
Ex-alunos poderão utilizar a biblioteca para consulta, sendo obrigatória sua identificação apresentando um documento com foto na entrada da biblioteca.
1.1.3 Condições de cancelamento de inscrição
• Alunos: Trancamento, cancelamento de matrícula ou término de curso; Professor e funcionário: Rescisão de contrato de trabalho. Observação: casos não contemplados neste regulamento serão levados às diretorias da Fatec ou Etec, para tomada de decisão, seja aluno, professor ou funcionário.

1.2 Guarda Volumes
O guarda-volumes é composto de 20 armários, destinados à guarda de bolsas, mochilas ou qualquer outro material.
Os funcionários da biblioteca não se responsabilizam pela perda ou esquecimento dos pertences dos usuários dentro do armário. O usuário poderá trazer seu próprio cadeado para utilização do armário enquanto permanecer nas dependências da biblioteca.
É proibido usar o guarda-volumes se o usuário estiver fora das dependências da biblioteca.
É proibido transitar ou permanecer na biblioteca portando mochila, bolsa, sacola e etc. Utilizar apenas lápis, borracha, folhas para anotações e laptop (caso queira utilizar a rede sem fio).

1.3. Empréstimo
O empréstimo domiciliar é feito pelo período de 7 dias corridos. Emprestamos livros, TCCs e periódicos. Cada usuário poderá retirar 3 itens emprestados.
CONDIÇÕES DE EMPRÉSTIMO
Tipo de material Prazo de devolução Quantidade Tipo de penalidade
LIVROS 7 dias 3 Para cada 1 (um) dia e um material bibliográfico em atraso, suspensão de 3 dias para empréstimo dos mesmo.
REVISTAS 7 dias 3
TCC´s 7 dias 3
JOGOS 4 horas 1
TIPO DE USUÁRIO => ** Professores, alunos e funcionários da Fatec e Etec
1.4 Condições de empréstimo
Os exemplares no. 1 dos títulos que compõem a bibliografia básica dos cursos não podem ser emprestados e estão disponíveis apenas para consulta local.
O mesmo se aplica para as Obras de Referência (R), tais como dicionários, atlas, enciclopédias e material multimídia (cds, dvds etc).
Quando houver a necessidade de levar as obras de referência para a sala de aula, os alunos e professores deverão deixar na biblioteca a carteirinha e/ou documento de identidade, sendo que o empréstimo será feito pelo período máximo de 2 horas.
As obras disponíveis exclusivamente para consulta local estão identificadas com a descrição NÃO CIRCULA e/ou contém tarja vermelha.
Os jogos educativos estão disponíveis para empréstimo e devolução dentro do prazo de 4 horas. É necessário deixar um documento com foto (identidade ou CNH) para retirar o item.
É terminantemente proibido efetuar empréstimo de qualquer material em nome de outro usuário.
1.4.1 Renovação de empréstimo
Deve ser realizada com o material em mãos no balcão de atendimento, desde que o material não esteja reservado para outro usuário. A renovação do item só será possível mediante a apresentação do mesmo e pelo aluno que o retirou.

1.4.2 Reserva de materiais

Poderá ser realizada no balcão de atendimento, se todos os exemplares estiverem emprestados. O Item ficará à disposição do requisitante no prazo de 48 horas, sendo que a prioridade de empréstimo será por data e hora de reserva, quando houver mais de um solicitante.

1.4.3 Empréstimo entre Bibliotecas.

O empréstimo será realizado mediante formulário próprio a ser preenchido e carimbado pelo bibliotecário, desde que o usuário possa ir até a respectiva biblioteca retirar o item, devolvendo-o dentro do prazo estabelecido. O atraso na devolução de itens de outras bibliotecas acarretará, além da penalidade aplicada por aquela instituição, a suspensão do empréstimo multiplicado em quatro vezes o número de dias em atraso com a outra instituição.
1.4.4 Devolução
A devolução realizar-se-á somente no Balcão de Atendimento da biblioteca (o aluno não poderá devolver o material em outro departamento, por exemplo, na secretaria ou com professores). O usuário é responsável pelo material emprestado até o momento em que é dada baixo no sistema da biblioteca. O usuário deve observar o prazo de devolução, evitando o apontamento no livro de usuários pendentes. A pena de suspensão do empréstimo será aplicada em 3 (três) dias de atraso e por cada livro, ou seja, atrasou 1 (um) livro 3 dias, 2 (dois) livros 6 dias, 3 (três) livros 9 (dias).
1.5 Responsabilidades do usuário
• Identificar-se ao entrar na biblioteca. O usuário deverá assinar o Livro de Presença no balcão de atendimento.
• Zelar pelo material emprestado: livros, revistas, tcc´s, cd´s e etc.
• Zelar quando utilizar os equipamentos de informática-computadores no âmbito da biblioteca.
• É responsabilidade todos que utilizar a biblioteca, manter a ordem e respeito no recinto para que um não prejudique o outro em seus objetivos comum e/ou individuais que é o da pesquisa cientifica.
• Não rasurar, riscar, colocar papéis, sujar, amassar, retirar folhas ou cometer qualquer tipo de dano físico aos materiais do acervo, móveis e equipamentos.
• Não entrar na Biblioteca portando materiais emprestados sem antes passar pelo balcão de atendimento para que estes sejam devidamente registrados pelos funcionários. O usuário deverá retirar uma identificação com a inscrição “material do aluno” e devolvê-lo ao sair da biblioteca.
• Devolver todo material emprestado em virtude de férias ou afastamento por tempo prolongado, sob pena de não realizar empréstimos no próximo semestre letivo.
• Substituir, em mesma edição, volume ou edição mais recente, qualquer material extraviado ou danificado. Em se tratando de publicação esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra de conteúdo e valor equivalentes, à critério do Bibliotecário.
• Utilizar obrigatoriamente o guarda-volumes para deixar bolsas e materiais pessoais. A Biblioteca não se responsabilizará pelo extravio de qualquer objeto particular. Aconselhamos o aluno a trazer um pequeno cadeado para utilizar quando estiver dentro da biblioteca.
• Deixar sobre a mesa ou deitado na estante qualquer material consultado. Gentileza não guardar.
É expressamente proibido ao usuário nas dependências da Biblioteca e Sala de Leitura:
• Falar alto
• Comer ou beber
• Usar cola, tesoura, estilete e/ou outro instrumento cortante
• Fumar (Lei n. 3.038 de 19/10/1981)
• Falar ao telefone celular (Lei n. 13.929 de 18/11/2004)
• Só é permitido utilizar os computadores de pesquisa (internet) “uma pessoa por cada cabine” em qualquer situação (trabalho-pesquisa etc.).
• A reprodução de documentos fica condicionada à Lei dos Direitos Autorais (Lei n.º 9.610/1998).
• É expressamente proibido faltar com o respeito ao funcionário público, sob qualquer pretexto. Tal ocorrência será levada e encaminhada a Direção.

1.6 Extravios do Cartão de Identificação
Qualquer modalidade de empréstimo só poderá ser realizada no balcão de atendimento com a apresentação do Cartão de Identificação (carteirinha da Fatec/Etec) ou mediante protocolo de inscrição da matrícula e RG (pessoal e intransferível). Portanto, seu extravio ou perda deverá ser comunicado imediatamente à Biblioteca, uma vez que será responsabilidade do usuário todo o material emprestado em seu nome neste período, até a efetiva comunicação do ocorrido. Professores e funcionários devem apresentar o RG e as informações necessárias para seu cadastro.

1.7 Notebook/LapTop
É permitido aos alunos da Fatec, Etec, Professores e Funcionários utilizarem seus próprios equipamentos nas dependências da biblioteca. Para tanto, a escola oferece o acesso à rede sem fio e a senha deve ser solicitada à equipe de informática no laboratório.